Esse assunto talvez
seja um dos mais polêmicos e debatidos por especialistas. Entretanto, para
nossa breve reflexão, consideraremos que dentro desta religião existe uma
tríade de apresentações concretizadas nas seguintes formas: criança, caboclo e
preto velho.
Assim, nesse triângulo teremos a
representação de três conceitos importantes e fundamentais, sendo eles, de
acordo com mestre Yapacani, em seu livro "Umbanda de todos nós":
a) a PUREZA, que nega o
vício, o egoísmo e a ambição;
b) a SIMPLICIDADE, que é
o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação;
c) a HUMILDADE,
que encerra os Princípios do amor, do sacrificial, e da paciência, ou seja, a
negação do poder temporal...
Dessa forma, seguindo a ordem de
apresentação acima teremos, as crianças, os caboclos e os pais velhos.
Importante nessa análise, é
denotarmos que o conjunto dessas três virtudes podem, de forma sintética,
representar muitos postulados e filosofias de algumas outras religiões. Por
exemplo, se analisarmos os 10 mandamentos da igreja católica, veremos num
estudo mais profundo e analítico que Pureza, Simplicidade e humildade, nas suas
possíveis concepções semânticas sintetizar o exposto no ensinamento dito católico aqui referenciado.
No entanto, faz-se importante
esclarecer que essas são formas de apresentação de tais espíritos, não significando
necessariamente que os mesmos tenham essa aparência ou tenham sido escravos
como muito se atribui aos preto-velhos. Lembremos que o astral está para além
da forma, sendo esta inerente ao mundo material. E partindo da necessidade
nossa de ter que concretizar as coisas, pois a mente racional sente dificuldade
em trabalhar com o abstrato, portanto a necessidade de tais formas. Por outro
lado, cuidadosamente, as formas nos levam a conhecimentos arcanos mais
profundos que ficariam difíceis de serem esgotados nessa pequena reflexão.
Por fim, esclarecemos que as formas
de apresentação dos espíritos na Umbanda não são invenção de algumas pessoas,
na verdade elas obedecem ordens e leis astrais que de certa forma estão
intimamente ligadas ao conceito da tríade e da força sagrada número três. Segundo
mestre Yapacani: “ tudo gira e se
expressa nas Três Formas, ou seja, na Tríade, que por analogia é o reflexo da
Trilogia Sagrada, o Ternário Humano, sintetizado na Unidade que é a
manifestação de Deus”.
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